|
Efectuar pedido de informação
Detalhes
do curso
Curso:
|
Bullying (Especialização E-Learning 35h)
|
Condições de acesso:
|
|
Objectivos:
|
No final do curso, os/as formandos/as deverão ser capazes de reconhecer a temática do bullying ao nível do fenómeno e da intervenção.
|
|
|
|
|
|
|
Duração:
|
35 horas
|
Documentação necessária:
|
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV (2011). Manual Crianças e Jovens Vítimas de Violência: Compreender, intervir e prevenir. Lisboa: APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV (2014). APAV | Programa 4D. Obtido de: https://apav.pt/4d/index.php . Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas – APAV (2018). APAV para Jovens | Bullying. Obtido de: https://www.apavparajovens.pt/pt/go/o-que-e2 . Amnistia Internacional Portugal (2016). STOP BULLYING – Um recurso educativo baseado nos direitos humanos para combater a discriminação. Lisboa: Amnistia Internacional Portugal. Obtido de: https://www.amnistia.pt/projeto-stop-bullying/ . ARS Algarve (n.d.). Grupo de Trabalho da Violência ao Longo do Ciclo de Vida | Bullying. Obtido de: https://www2.arsalgarve.min-saude.pt/saudeeviolencia/exemplo/index.php?option=com_content&view=article&id=136&Itemid=106 . Committee for Chidren (n.d.). Steps to Respect. Obtido de: https://www.cfchildren.org . Diário de Notícias (12 de Agosto de 2016). Dois em cada três jovens de 18 países já foram vítimas de 'bullying'. Obtido de: https://www.dn.pt/sociedade/interior/dois-em-cada-tres-jovens-de-18-paises-ja-foram-vitimas-de-bullying-5335175.html . Diário de Notícias (06 de Janeiro de 2017). Há 616 crimes por mês nas escolas portuguesas. Obtido de: https://www.dn.pt/sociedade/interior/ha-616-crimes-por-mes-nas-escolas-portuguesas-5588721.html . Fernandes, E., Henriques S., Mendes, S. M., & Ribeiro, E. J. (2015). Bullying: Conhecer para Prevenir. Millenium, 49. 77-89. Ferreira, E. M. (2006). Bullying em contexto escolar: Narrativas e significados em adolescentes e pré- adolescentes. Monografia de Licenciatura em Psicologia Clínica apresentada à Universidade Fernando Pessoa. Obtido a 23 de Maio de 2018, de: https://core.ac.uk/download/pdf/61008632.pdf. ITAD – Instituto de Apoio e Desenvolvimento (n.d.). Bullying e características. Obtido de: http://www.itad.pt/bullying-e-caracteristicas/ . Metis (2017). Bullying: Como reconhecer um agressor. Obtido de: http://metis.med.up.pt/index.php/BULLYING:_como_reconhecer_um_agressor . Nery, M., Neto, C., Rosado, A. & Smith, P. K. (2017). Manual Anti-Bullying na Formação Desportiva. Obtido em 17 de Maio de 2018, de Biblioteca | Desporto sem bullying: http://www.desportosembullying.pt/formacao/biblioteca/. Portal do Bullying (2017). Como sei que o meu filho está a ser vítima de maus-tratos psicológicos?. Obtido de: https://www.portalbullying.com.pt/pais-professores/sinais-de-alarme-violencia-infantil/ . Projeto “Justiça para Tod@s” (2019). Obtido de: https://www.justicaparatodos.net/ . The Olweus Bullying Prevention Program (n.d.). Obtido de: http://www.violencepreventionworks.org/public/index.page . UNESCO (2017). Relatório Global sobre Violência Escolar e Bullying. Obtido de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246651 .
|
Módulos leccionados
Nome do módulo
|
Número de horas
|
Módulo I | O que é o Bullying?
|
5h 00m
|
Módulo II | Diferentes Formas de Bullying
|
6h 00m
|
Módulo III | Características das Vítimas e dos/as Agressores/as
|
6h 00m
|
Módulo IV | Impacto da Vitimação
|
6h 00m
|
Módulo V | Indicadores de Risco e Estratégias de Prevenção
|
6h 00m
|
Módulo VI | O Papel da Família, da Escola, da Sociedade e das Instituições na Prevenção do Bullying
|
6h 00m
|
|
|